NPA no MSN MESSENGER!!!!
veja tudo no painel lateral

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009

Após a Federação Portuguesa de Natação ter divulgado o novo Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009, verificou-se que os tempos de admissão aos campeonatos nacionais tiveram um significativo aumento de dificuldade. Com base neste facto e em alguns comentários, embora nenhum deles directamente reportado à NPA, decidiu a nossa associação, fazer uma análise destes TAC´s.
De inicio, estávamos algo apreensivos, pois pensávamos que o cenário fosse preocupante.
O que encontrámos, na nossa opinião, à excepção de uma prova ou outra, deve ser encarado com normalidade, dado que a natação vive momentos de evolução absolutamente extraordinários. Mesmo tendo consciência que não são os resultados internacionais que devem influenciar o nível de participação dos nossos atletas em competições nacionais, também a Natação Portuguesa evoluiu muito este último ano, os recordes nacionais, comprovam tudo isto.
Sabemos que o corpo técnico da FPN, para elaborar os novos TAC's, recuou até 2002, com o objectivo de analisar a evolução dos resultados nacionais, assim como os tempos de admissão.
Para nós, a melhor forma de verificar se teríamos ou não Campeonatos Nacionais apenas com a elite da Natação Portuguesa, algo com que discordamos completamente, foi comparar o Ranking Nacional 2008 com os novos tempos de admissão às provas nacionais. Neste momento esta análise foi feita só para juniores e seniores.


Número de Atletas com mínimos para Competições Nacionais


Gostaríamos que os interessados deixassem comentários, de forma a conhecermos a opinião de mais atletas.

Rankings Nacionais 2008

5 comentários:

Anónimo disse...

o que secalhar nao esta a ser considerado e que a elite dos nadadores tem tempos a todas as provas e como e obvio nao as vao nadar todas, ou seja, ha provas que secalhar ha 30 atletas c tempo e apenas 15 vao nada-la.

outro facto preocupante e a participacao dos juniores nos nacionais de absolutos. o nº de juniores e muito pequeno.

por mim, nos nacionais de jun/sen, observe se o nº de juniores...a costas ha 1 atleta com tempo em 25m, isto nao e preocupante?

Anónimo disse...

Podiam colocar aqui o Ranking de 2008 para todos consultarem.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o outro anónimo. a quantidade de atletas juniores com minimos é absurda. e também não da pa perceber como é que ha um aumento tao grande de dificuldade de um ano para outro. ha juniores que o ano passado estavam no primeiro ano e faziam minimos pos absolutos e agora ja nao fazem. lol

NPA disse...

Antes de mais, agradecemos o comentário.
O pretendido com esta análise, foi relacionar a actual realidade da natação portuguesa com os novos TAC's para as competições nacionais.
Esta análise foi construida da seguinte forma: foram copiados os rankings 2008,de todas as provas, masculinos e femininos, piscina de 25m e de 50m para documentos Exel e foi feita a verificação individual para cada atleta. É possivel verificar nestes documentos quem são os atletas com mínimos e se estes os possuem em piscina de 25m, em 50m ou nas duas.
Podemos facultar estes documentos a quem se mostrar interessado.

Gostariamos de lembrar a todos, que os membros da NPA, são também atletas como muitos de vós, estudantes, trabalhadores, que nada auferem por estar na NPA. Se não for com ajuda de todos, se os associados não se interessarem pelos assuntos da modalidade, dificilmente a nossa associação poderá ajudar.

Neste caso particular, a análise poderia ser muito mais detalhada e com conclusões bastante mais objectivas, mas julgamos que assim como está é suficiente para visualizar o cenário futuro. Pretendemos agora, que cada interessado, tire as suas conclusões e as faça chegar até nós.

No caso dos TAC´s a costas, é verdade que em piscina de 25m apenas 1 atleta júnior tem minimos aos 50 e aos 100m, mas em piscina de 50m, onde irá decorrer a prova, já há 11 e 13 júniores dentro do tempo limite.
Existem certamente outras provas onde talvez seja mais preocupante.

Anónimo disse...

Tens nadadoras que ficaram no podium nos campeonatos nacionais que, com esses tempos, não têm acesso aos campeonatos Nacionais Abs PC