NPA no MSN MESSENGER!!!!
veja tudo no painel lateral

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Plano de Alta Competição 2009

A FPN divulgou dia 12 de Novembro, os novos Planos de Alta Competição para as vertentes de Natação Pura e de Águas Abertas para o ano de 2009
Plano de Alta Competição e Selecções Nacionais 2009 – Natação Pura

Plano de Alta Competição e Selecções Nacionais 2009 – Águas Abertas

No passado dia 18 de Outubro de 2008, realizou-se uma reunião no centro de estágio de Rio Maior, promovida pelo departamento técnico da FPN, com o intuito de dar a conhecer a nova equipa e de promover o debate sobre propostas de elaboração do Plano de Alta Competição, agora apresentado, e o novo ciclo Olímpico, 2008-20012. Estiveram presentes os treinadores dos atletas que integram o regime de alta competição, assim como os Directores Técnicos Regionais, o Presidente da APTN e o Presidente da NPA.
No que respeita ao debate sobre Águas Abertas, este decorreu com normalidade e houve consenso geral. O facto de o investimento nesta vertente da natação ser bastante recente, leva a que muitos ainda não se envolvam nesta matéria e o sentimento de que muito existe para fazer, tornou a sua discussão saudável.
O mesmo não já não se poderá dizer sobre a Natação Pura, onde houve uma troca de ideias bastante acesa mas com um conteúdo que consideramos construtivo.
Na opinião de vários técnicos presentes, principalmente do Presidente da APTN, António Silva, a análise exaustiva dos últimos 4 anos da Natação Portuguesa e dos resultados do Jogos Olímpicos de Pequim, deveria ser uma prioridade, antes sequer de se começar a pensar em elaborar um novo Plano de Alta Competição.
As opiniões mais consensuais, foram: a existência critérios de selecção bem definidos para as principais competições internacionais, a elaboração de planos individuais de preparação, um maior investimeto nos atletas que têm uma atitude profissional, um maior aproveitamento dos Centros de Alto Rendimento, o pós-carreira dos atletas de alta competição, etc.
No final da reúniao, considerada "acalorada", mas positiva, pela Direcção técnica da FPN, foi solicitado aos presentes para enviarem por e-mail, os respectivos "contributos" escritos até ao dia 22 de Outubro.
Este foi o documento que a NPA enviou para o Departamento Técnico da FPN.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mto interessante.

Um bom conjunto de reflexões.

Mais do q discutir o conteúdo, é mto bom saber q a NPA está a trabalhar e a contribuir para a natação portuguesa.