NPA no MSN MESSENGER!!!!
veja tudo no painel lateral

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas

Foi aprovado em conselho de Ministros no passado dia 7 de Novembro uma série de diplomas que regulamentam a Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto.
O novo Regime Jurídico da Federações Desportivas, agora aprovado, vem introduzir profundas reformas, na organização interna das federações. Não se trata de uma alteração ao anterior, mas sim a a elaboração de um completamente novo.
De realçar aquilo que mais importa à NPA, as associações de praticantes de federações de modalidades individuais, passarão a contar com 15% dos votos nas assembleias gerais das federações e a representação das mesmas será efectuada por delegados.
Após a publicação dos novos Decretos-Lei existirá um período de tempo para que todas as federações, associações e mesmo IDP, se adaptem à nova Lei.
O seguinte documento expõe as principais alterações.

Comunicado do Conselho de Ministros - Regulamentação da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto


Conferência de Imprensa

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Plano de Alta Competição 2009

A FPN divulgou dia 12 de Novembro, os novos Planos de Alta Competição para as vertentes de Natação Pura e de Águas Abertas para o ano de 2009
Plano de Alta Competição e Selecções Nacionais 2009 – Natação Pura

Plano de Alta Competição e Selecções Nacionais 2009 – Águas Abertas

No passado dia 18 de Outubro de 2008, realizou-se uma reunião no centro de estágio de Rio Maior, promovida pelo departamento técnico da FPN, com o intuito de dar a conhecer a nova equipa e de promover o debate sobre propostas de elaboração do Plano de Alta Competição, agora apresentado, e o novo ciclo Olímpico, 2008-20012. Estiveram presentes os treinadores dos atletas que integram o regime de alta competição, assim como os Directores Técnicos Regionais, o Presidente da APTN e o Presidente da NPA.
No que respeita ao debate sobre Águas Abertas, este decorreu com normalidade e houve consenso geral. O facto de o investimento nesta vertente da natação ser bastante recente, leva a que muitos ainda não se envolvam nesta matéria e o sentimento de que muito existe para fazer, tornou a sua discussão saudável.
O mesmo não já não se poderá dizer sobre a Natação Pura, onde houve uma troca de ideias bastante acesa mas com um conteúdo que consideramos construtivo.
Na opinião de vários técnicos presentes, principalmente do Presidente da APTN, António Silva, a análise exaustiva dos últimos 4 anos da Natação Portuguesa e dos resultados do Jogos Olímpicos de Pequim, deveria ser uma prioridade, antes sequer de se começar a pensar em elaborar um novo Plano de Alta Competição.
As opiniões mais consensuais, foram: a existência critérios de selecção bem definidos para as principais competições internacionais, a elaboração de planos individuais de preparação, um maior investimeto nos atletas que têm uma atitude profissional, um maior aproveitamento dos Centros de Alto Rendimento, o pós-carreira dos atletas de alta competição, etc.
No final da reúniao, considerada "acalorada", mas positiva, pela Direcção técnica da FPN, foi solicitado aos presentes para enviarem por e-mail, os respectivos "contributos" escritos até ao dia 22 de Outubro.
Este foi o documento que a NPA enviou para o Departamento Técnico da FPN.

Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009

Após a Federação Portuguesa de Natação ter divulgado o novo Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009, verificou-se que os tempos de admissão aos campeonatos nacionais tiveram um significativo aumento de dificuldade. Com base neste facto e em alguns comentários, embora nenhum deles directamente reportado à NPA, decidiu a nossa associação, fazer uma análise destes TAC´s.
De inicio, estávamos algo apreensivos, pois pensávamos que o cenário fosse preocupante.
O que encontrámos, na nossa opinião, à excepção de uma prova ou outra, deve ser encarado com normalidade, dado que a natação vive momentos de evolução absolutamente extraordinários. Mesmo tendo consciência que não são os resultados internacionais que devem influenciar o nível de participação dos nossos atletas em competições nacionais, também a Natação Portuguesa evoluiu muito este último ano, os recordes nacionais, comprovam tudo isto.
Sabemos que o corpo técnico da FPN, para elaborar os novos TAC's, recuou até 2002, com o objectivo de analisar a evolução dos resultados nacionais, assim como os tempos de admissão.
Para nós, a melhor forma de verificar se teríamos ou não Campeonatos Nacionais apenas com a elite da Natação Portuguesa, algo com que discordamos completamente, foi comparar o Ranking Nacional 2008 com os novos tempos de admissão às provas nacionais. Neste momento esta análise foi feita só para juniores e seniores.


Número de Atletas com mínimos para Competições Nacionais


Gostaríamos que os interessados deixassem comentários, de forma a conhecermos a opinião de mais atletas.

Rankings Nacionais 2008